sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O que é IMC?



Olá pessoal!

Como o objetivo deste blog é informação sobre alimentação e qualidade de vida (além de outras informações relevantes) achei interessante disponibilizar uma calculadora para IMC, que está no canto direito do blog logo acima, é bem fácil de utilizar.
Gostaria então de deixar aqui uma breve explicação sobre o que é o IMC, como ele é calculado, qual seu objetivo e como saber em qual classificação você se encontra após obter seu resultado. Ok! Vamos ao que interessa então.
O IMC (índice de Massa Corpórea) é uma das ferramentas utilizadas para avaliar o estado nutricional do indivíduo. Este índice (IMC) é estimado pela relação entre o peso e a estatura, e expresso em kg/m², ou seja, é calculado pela divisão do peso (em quilogramas) pela estatura ao quadrado ex:um adulto com 60kg ÷ 161cm² logo 60kg ÷ 2,5921 = 23,15(resultado).
O valor encontrado indica se o seu peso está adequado a sua altura. O resultado obtido deve ser comparado com a tabela de classificação do estado nutricional de Adultos

< 18,5 kg/m² Baixo peso
≥ 18,5 e < 25 kg/m² Eutrófico (normal)
≥ 25 e < 30 kg/m² Sobrepeso
≥ 30 kg/m² Obesidade

WHO - World Health Organization, 1995

Cada faixa etária tem uma tabela de classificação diferente, sendo uma para adultos (acima), uma para idosos, uma para crianças e uma para adolescentes, além dessas também existe uma tabela para o acompanhamento nutricional da gestante.
Lembrando que a avaliação do estado nutricional através do IMC de crianças e adolescentes é um pouco mais complicada, o resultado obtido através do IMC deve ser lançado nas curvas de crescimento para então obter outro resultado e depois avaliar pela tabela de percentil a qual apresentará então um resultado adequado.
Essas avaliações do estado nutricional devem ser feitas por profissionais com prática e responsabilidade, a fim de apresentar um diagnóstico confiável.
Obs.: O IMC não é o único parâmetro utilizado para avaliar o estado nutricional do indivíduo, existem outros como: exame físico, exames bioquímicos, antropometria completa, etc.
Espero que tenham gostado!
Qualquer dúvida é só escrever que tentarei responder com prazer!

Fonte: Protocolo do SISVAN. Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/documentos/protocolo_sisvan.pdf
Acesso em: 08 jan. 2010

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Manu, que legal essa tua página...A Nutricionista do futuro!!!Já calculei o meu IMC, e...ufaaaa...tá normal(rsrs). Muitas mulheres vão querer aderir a esse cálculo.

Um beijão gatona!

Postar um comentário


ALERTA!




Este é um blog informativo.

Antes de qualquer dieta, consulte um profissional

nutricionista.