sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

10 Passos para uma Alimentação saudável para Crianças menores de 2 Anos!


Olá pessoal!
Segue algumas orientações (MS) sobre a alimentação de crianças, pois quem tem crianças em casa, ainda mais tão pequeninas assim (menores de dois anos), sabe como é complicado cumprir essa tarefa sem cometer alguns pecados....
Bom, espero que auxilie os interessados!
Bjs: Manu.

PASSO 1 – Dar somente leite materno até os 6meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.
PASSO 2– A partir dos 6meses, oferecer, de forma lenta e gradual, ou­tros alimentos, mantendo o leite materno até os 2anos de idade ou mais.
PASSO 3– A partir dos 6meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) no mínimo três vezes ao dia.
PASSO 4– A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
PASSO 5– A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas /purês) e, gradativamente, aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família.
PASSO 6– Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma ali­mentação variada é uma alimentação colorida.
PASSO 7 – Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
PASSO 8– Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
PASSO 9 – Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir armazenamento e conservação adequados.
PASSO 10 – Estimular a criança doente e convalescente a se alimen­tar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.


Fonte: MS, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


ALERTA!




Este é um blog informativo.

Antes de qualquer dieta, consulte um profissional

nutricionista.