sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010


Existem tantas estratégias para melhorar a Saúde!!!


A cada semana, aparecem novidades envolvendo alimentação e saúde.
Tomate previne isso, cebola previne aquilo, um cálice diário de vinho não tem problema, etc. Todas estas descobertas são muito importantes, mas também existem outras sugestões para melhorar nossa saúde! Mas também sei de outras coisinhas que fazem bem ou mal pra saúde:

- Prazer faz muito bem.
- Dormir te deixa 0 km.
- Ler um bom livro te faz sentir novo em folha.
- Viajar pode te deixar tenso antes de embarcar, mas, depois, rejuvenesce uns cinco anos!
- Viagens aéreas não nos incham as pernas; e sim o cérebro, pois voltamos cheios de idéias!
- Brigar provoca arritmia cardíaca.
- Ver pessoas tendo acessos de estupidez embrulha-nos o estômago!
- Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro nos faz perder toda a fé no ser humano...
- Caminhar faz bem,
- Namorar faz bem,
- Dançar faz bem,
- Ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo faz muito bem: você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.
- Acordar de manhã, arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite, isso sim, é prejudicial à saúde.
- E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda.
- Não pedir perdão pelas nossas mancadas, dá câncer,
- Guardar mágoas, ser pessimista, preconceituoso ou falso moralista, não há tomate, cebola ou qualquer outro alimento que previna!
- Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, Uau!
- Cinema é melhor prá saúde do que pipoca.
- Conversa é melhor do que piada.
- Exercício é melhor do que cirurgia.
- Humor é melhor do que rancor.
- Amigos são melhores do que gente influente.
- Economia é melhor do que dívida.
- Pergunta é melhor do que dúvida.
- Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada!

Tenha um ótimo Dia!!!

Para Refletir...

"O tempo não espera por ninguém.
O ontem é história.
O amanhã é um mistério.
O hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente."
Adalberto Godoy

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

8 motivos para ir à um Nutricionista!

O nutricionista não é apenas um profissional que só ajuda quem precisa emagrecer. Uma vez que já foi comprovado que uma alimentação adequada traz muitos benefícios para o organismo, até mesmo os planos de saúde são obrigados a oferecer ao menos um nutricionista em seu quadro de profissionais. Você sabia que aproximadamente 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), diabetes tipo II e 40% dos cânceres poderiam ser evitados a partir de uma dieta saudável, defende o Ministério da Saúde. Além de eliminar quilinhos extras segue abaixo oito motivos para você visitar um especialista!

1. De olho na saúde:

“Se as pessoas tivessem o hábito e a preocupação de procurar um desses especialistas em nutrição para montar um cardápio saudável, teríamos uma expectativa de vida cada vez maior” pois este professional atua diretamente com a medicina preventiva através da alimentação. Um prato de comida balanceado é rico em nutrientes, com uma variação de carboidratos, proteínas vitaminas e minerais, e é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão, e até proteger contra o câncer.

2. Criança que come bem:

Um nutricionista pode contribuir diretamente com o desenvolvimento do seu pequeno. “Todas as fases da vida têm suas particularidades nutricionais que devem ser priorizadas, e na infância isso é muito forte”. As necessidades de cálcio ( que ajudam no desenvolvimento dos ossos e dos dentes) , e o ferro ( fundamental no combate da anemia) aliados a um bom cardápio, recheado de muitos nutrientes e minerais e sem excessos de gordura e açúcar, pode fazer toda a diferença quando o assunto é crescimento saudável.
E então? Já pensou em levar seu filhote para uma consulta?

3. De bem com a balança:

“Os maus hábitos alimentares geram milhões de pessoas com excesso de peso em limites perigosos e são a maior ameaça a saúde pública mundial. A obesidade é considerada a doença do milênio, constituindo a principal casa de mortes evitáveis no mundo” “O nutricionista é o profissional capacitado para fazer uma avaliação individualizada e recomendar a dieta ideal para cada caso, além de colaborar para sanar o problema da obesidade”.
Se o excesso de peso é o problema, o tratamento com um nutricionista pode eliminar a gordura extra e ensinar você a comer direito, ou seja, os quilos não voltam mais.

4. Gravidez saudável:

Uma gravidez segura pede visitas a um nutricionista. “Algumas fases da vida necessitam de orientação específica, como na gestação. O estado nutricional materno pode interferir no crescimento e desenvolvimento do feto. A adequação de nutrientes e o ganho de peso adequado são fundamentais para uma evolução positiva da gestação, evitando o surgimento de doenças, como a obesidade, a diabetes gestacional e até problemas como a má formação do feto”.

5. Energia a mil:

Está se sentindo cansado ou sem pique para realizar as atividades do dia a dia? Dê uma boa olhada na geladeira, nos armários da cozinha e, por fim, no seu prato de comida. Uma simples garfada carrega a resposta para o desânimo, como uma quantidade certa de carboidratos, que na dose certa, não oferecem risco para a dieta. “Através do equilíbrio da alimentação, o paciente torna-se uma pessoa mais produtiva no trabalho, com mais disposição para executar as tarefas cotidianas. A autoestima também melhora a partir do alcance do peso desejado. Isso acontece por que suprimos a falta de determinados nutrientes, que deixam uma pessoa abatida”.

6. Atividades físicas:

Outro benefício das técnicas de nutrição estão totalmente relacionadas a prática de atividades físicas. O corpo colhe mais resultados quando há uma alimentação equilibrada em nutrientes e minerais e direcionada para cada pessoa. “Praticantes de atividades físicas ou atletas conseguem atingir um melhor desempenho e condicionamento físico quando recebem orientação nutricional”. “Cada modalidade esportiva requer um programa individualizado, com o objetivo de suprir as necessidades calóricas e de nutrientes, visando sempre desempenho físico e manutenção da saúde”.

7. Prazer em comer bem:

Está com medo que sua alimentação fique restrita a um grupo de alimentos sem graça depois da visita a uma nutricionista? “Uma nutricionista não proíbe nenhum alimentos. O que fazemos é indicar refeições saudáveis e que combinem com o perfil de cada paciente. Servimos como auxílio para as pessoas que desejam mudar seu comportamento alimentar e a visão que tem da comida. Tudo isso com o objetivo de tornar a alimentação um hábito saudável e prazeroso”.

8. Terceira-idade tranquila:

A terceira-idade pode aproveitar ainda mais os benefícios de uma boa nutrição para melhorar a qualidade de vida. “O idoso apresenta um quadro nutricional particular, e isso varia de acordo com a necessidade de cada um, que envolve não apenas hábitos, mas também peculiaridades orgânicas decorrentes do envelhecimento, o organismo pode apresentar, por exemplo, grande necessidade de ferro ou de cálcio. O estado nutricional está intimamente ligado a sua sobrevida”.
Amanda Epifânio Pereira: especialista nutrição e doenças crônicas, Hospital Isr. Albert Eistein.
Ana Paula Mendonça: nutricionista da clínica Genesis, de São Paulo.

ALERTA!




Este é um blog informativo.

Antes de qualquer dieta, consulte um profissional

nutricionista.